Aula 12 - 17/05/2022 - Continuação da aprendizagem do programa 3D Studio Max - Texturas, Sistemas de iluminação artificial.
Começámos por criar um novo Physical Material para alterar o pavimento de madeira para outro (importámos da internet o pretendido e em Bit map selecionámos a imagem guardada).
Após editar e concluir a aplicação da nova textura, fizemos "Assign Material" para o layer do pavimento de madeira e em "Standart" - "Materials" selecionámos "Shaded Material with Maps" de forma a visualizar a textura corretamente no pavimento do espaço.
De seguida, isolámos o pavimento de madeira e em "Modify" selecionámos a opção "UVW Map".
Após a seleção de "UVW Map", na função "Gizmo" alterámos as dimensões das placas de madeira em "Tile".
Depois de finalizar o pavimento de madeira, importámos outra imagem jpg da internet , mas desta vez para a parede. Seguimos os mesmos passos do pavimento (novo "Physical Material"- "Bit Map" para descarregar a imagem) e em "Modify" - "UVW Map" - "Editable Mesh" escolhemos a opção "Polygon" de forma a selecionar apenas uma parede pretendida.
Em "Gizmo" fez-se algumas alterações nas dimensões dos tijolos (em "Tile") e em "Parameters"- "Mapping" selecionámos a opção "Box".
De seguida, fez-se uma tentativa de Render (para visualizar o espaço com as novas texturas) em "Rendering" - "Render Setup" - "Production Rendering Mode" e em "Common" selecionámos a dimensão mais pequena (320x240).
Começámos por criar 6 focos de luz selecionando a função da lâmpada, denominando-os assim de "Spots" e movendo-os para o teto. Em "Modify" demos "off" em todas as outras luzes exteriores.
Realizámos algumas alterações na câmara em "Environment and Effects" para melhor desempenho de imagem ao fazer o Render.
E por último descarregámos uma imagem importada da internet de uma vista noturna, em "Bit Map", e ligámos essa imagem à janela de "Environment and Efffects" e na opção "Background" selecionámos a mesma.
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