Aula 3 - 08/03/2022 -  Continuação da aprendizagem de novas ferramentas para a construção de sólidos 3D em Autocad.



Primeiramente criámos uma nova figura retangular através do comando "Rectang".





 De seguida, a partir do comando "Offset", criou-se uma nova figura retangular semelhante à anterior, de menor área, situada no interior desta com 1m de distancia.

                                   
                          



Através do comando "Extrude" demos altura e forma à figura exterior, e com "Shade" preenchemos o sólido com sombreamento.

 


Para retirar o sombreamento, selecionou-se a opção "2D Wireframe".




 Posteriormente voltámos a utilizar "Extrude" para dar altura, desta vez à figura de área menor, e de seguida selecionámos o comando "Subtract", de forma a subtrair esse volume de acordo com o primeiro. 




Após a subtração selecionámos novamente "Shade" para dar cor e sombreamento ao objeto e criámos um retângulo na parte inferior, sendo este transformado num sólido através do comando "Extrude" e no comando "Array" duplicámos este objeto criando várias cópias em série do mesmo.







Utilizámos o comando "Explode" para separar os sólidos e "Subtract" para excluí-los. 



Construímos outro sólido semelhante através dos mesmos comandos.


Fizemos quatro novas linhas dentro deste sólido ligando os seus extremos opostos, e esta será a base de um novo objeto. Através do comando "Ucs", alterámos a orientação das coordenadas x,y,z, paralelemente e perpendicularmente a esta nova base.
 


Com o comando "Extrude" demos altura à nova figura.


De seguida, com o comando "Slice" recortámos o objeto de baixo em dois iguais. 


Por fim, movemos o sólido maior para cima do anterior recortado, formando assim um objeto único.


Ainda na mesma aula, realizámos outro exercício que consistiu na construção de um objeto 3D com base no projeto do Museu de Arte Contemporânea em Niterói.


 Inicialmente, começámos por criar linhas de apoio e colocar o desenho à escala.


Decalcámos uma parte da secção, havendo diferenciação de layers entre a construção (vermelho) e o vidro (azul).

Através do comando "Boundary" detetou-se linhas abertas, fechando-as de seguida.




Através dos comandos "Isolines", "Surftab1" e "Surftab2" atribuímos 72 ao número de superfícies e utilizámos o comando "Resolve" dando 360º graus para formar o objeto.




Selecionámos "Shade" para dar sombreamento e efeito ao objeto.



Por fim, pusemos o objeto na vertical utilizando o comando "UCS".



Comentários